Misturar cultivares pode conter infestações de insetos

Segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, misturar algumas variedades de grama pode evitar infestações de lagarta-do-cartucho. O teste foi realizado com a espécie de grama St. Augustinegrass, uma das mais comuns do país.

O estudo foi feito misturando seis cultivares diferentes da mesma grama e concluiu que realmente a largarta possuía uma preferência por cultivo único. Quando cada uma das cultivares foi plantada separadamente, nenhuma resistiu à infestação.

"Ficamos muito surpresos com a clareza do efeito da diversidade de cultivares na seleção de hospedeiros e alimentação das lagartas", diz Ethan Doherty, cientista biológico do Centro de Pesquisa e Educação Indígena da Universidade da Flórida.

O estudo também concluiu que quanto mais diversidade de cultivares, melhores foram os resultados. Por que esses insetos preferem os cenários menos diversificados? Isso ainda precisa ser estudado, embora esteja de acordo com os princípios vistos em outras interações planta-inseto, diz Doherty.

Com a espécie de grama utilizada e a lagarta-do-cartucho comum, a pesquisa de Doherty tem potencial para abrir novos caminhos para o manejo integrado de pragas em uma variedade de ecossistemas, mas ele adverte que mais pesquisas são necessárias para investigar a real efetividade, com outras espécies de grama e outros tipos de pragas.

Já pensou poder erradicar pragas de sua lavoura apenas misturando cultivares de características semelhantes? Melhor aguardar as próximas pesquisas.

 

Ethan M Doherty, Robert L Meagher, Adam G Dale. Turfgrass Cultivar Diversity Provides Associational Resistance in the Absence of Pest Resistant CultivarsEnvironmental Entomology, 2019; DOI: 10.1093/ee/nvz026

 

 

Fonte: https://www.sciencedaily.com/releases/2019/04/190422101000.htm