A Ministra da Agricultura defendeu a liberação novos agrotóxicos

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, defendeu a liberação pelo Ministério da Agricultura de 86 novos produtos elaborados com agrotóxicos nos primeiros meses do governo. Nos últimos anos, o número de autorizações cresceu de 139 em 2015 para mais de 450 em 2018.

A ministra ainda salientou que o processo é realizado junto com a ANVISA e o Ministério do Meio Ambiente. Para ela, a análise e liberação da ANVISA dão credibilidade e segurança, assim como acontece com os remédios. Ainda de acordo com a ministra, todos os órgãos envolvidos no processo de aprovação acompanham as novas tecnologias e os avanços que estão ocorrendo na indústria, garantindo assim a segurança alimentar e dos produtores.

Felizmente a ANVISA modificou sua forma de análise dos produtos, tornando o processo de liberação ou proibição muito mais ágil, pois a demora no registro dos produtos propicia a utilização de produtos contrabandeados no país. Estes produtos não tem nenhum tipo de controle e já representam 20% dos produtos utilizados no campo.

Fonte: Agência Câmara Notícias. Disponível em: http://www.fecoagro.coop.br/ministra-da-agricultura-defende-liberacao-de-novos-agrotoxicos/