A patologia de sementes é muito importante, pois cerca de 90% das culturas utilizadas para a alimentação, são provindas de sementes. E essas sementes podem estar sujeitas ao ataque de patógenos especialmente por fungos.
Realizar teste de sanidade dessas sementes serve tanto para programas de quarentena quanto para produção de sementes certificas. Elas podem servir de abrigo e transporte para agentes patogênicos causadores ou não de doenças. Esses agentes podem ser agrupados em:
De modo geral, o transporte de microrganismos por sementes em um lote, pode se dar de três maneiras.
1) misturado com as sementes
2) aderido na superfície
3) ou internamente.
Por tanto, com o teste de sanidade você pode determinar a condição sanitária da amostra de sementes e a qualidade do lote, fornecendo informações para:
Se um inóculo estiver presente na semente isso pode acarretar em um aumento progressivo de uma dada doença no campo, reduzindo o valor comercial da cultura. Bem como a introdução de patógenos importantes em áreas antes livres da doença. Os testes de sanidade de sementes também podem esclarecer as causas de baixa germinação, comum em amostras com elevados índices de infecção.
Lote de sementes de soja com baixa germinação e vigor.
FOTO: Thayllane de Campos Siega
Incubação em Substrato de Papel ou método do Papel de Filtro (“blotter test”)
É o método mais utilizado, devido a confiabilidade do teste, fácil de ser reproduzível e em curto espaço de tempo cerca de 7 dias você já tem os resultados.
• Número de sementes para a análise:
• Procedimentos:
As sementes são colocadas individualmente sobre camada de papel de filtro umedecido (3 discos sobrepostos ou 2 folhas de papel mata borrão), mantendo se distanciadas 1-2 cm uma das outras, no interior de placas de placas de Petri®, Gerbox® ou equivalentes.
Sementes de soja dispostas para incubação pelo método Blotter test.
FOTO: Thayllane de Campos Siega.
• Incubação:
• Avaliação:
Os resultados são apresentados em percentual de ocorrência dos fungos com duas casas decimais.
Sementes infectadas com Rhizoctonia sp. e Aspergillus sp.
FOTO: Thayllane de Campos Siega.
Phomopsis sp., Cercospora Kikuchii e Fusarium spp.
FOTO: Thayllane de Campos Siega.
______________________________________________________________________________
Você sabia que o maior problema das revendas agrícolas está na fidelização de seus clientes? O que você faz para melhorar isso? Brindes? Eventos? Festas? Entendo... E você já fez alguma coisa que seu concorrente não faça? Ou, dependendo a situação, podemos pensar da seguinte maneira: O que seu concorrente faz e você não está fazendo?
Sabia que aqui você pode encontrar um grande diferencial? O Azagros conecta revenda, técnico e produtor, possibilitando interações nas questões técnicas das propriedades.
Confira a plataforma Azagros clicando AQUI!